Por Flávio Degani.

Eu sei, eu sei… Você já deve ter pré-julgado esse artigo pensado algo como: “esse negócio de ISO não funciona em nada” ou “o que tem a ver ISO com meus filhos?”.

Sem pré-julgamentos. A ISO 21001 é uma norma, publicada em 01/05/2018. Quentinha, direto do forno! Essa norma tende a organizar MUITO as instituições de ensino como conhecemos hoje. Mas isso se você, pai ou mãe, cobrar dessas escolas essa certificação. Do contrário, as instituições podem pensar que “não são obrigadas” e por isso não têm.

Entenda, a certificação será boa não só para a instituição, mas principalmente para você para seus filhos.

A ISO 21001 é uma norma internacional que dita regras/requisitos que devem ser seguidos por instituições de ensino, desde berçários até universidades, para que atendam diretamente as necessidades de alunos e outros beneficiários.

Uma instituição de ensino, quando for certificada ISO 21001, deverá passar por constantes auditorias de órgãos externos para garantir que estão cumprindo esses requisitos e melhorando cada vez mais. E existem requisitos específicos e rígidos também para instituições de ensino voltadas à educação de necessidades especiais, criadores de conteúdo e educação infantil!

Mas chega de blablabla! O que muda em uma instituição certificada ISO 21001? Garantia de:

1) Educação de qualidade inclusiva e justa para todos;

2) Simplificação da aprendizagem auto-dirigida e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida;

3) Aprendizagem mais personalizada e resposta eficaz a todos os alunos e, em particular, aos alunos com necessidades educativas especiais e alunos à distância;

4) Processos consistentes e ferramentas de avaliação para demonstrar e aumentar a eficácia e eficiência;

5) Uma cultura para melhoria organizacional;

6) Participação aberta de todas as partes interessadas (alunos, pais/representantes, professores, equipe, etc).

7) Estímulo à excelência e inovação.

Se tudo isso ainda não é suficiente para entender o benefício que essa certificação pode trazer ao seu filho, eu cito mais algumas situações:

  • A instituição deve ter critérios para avaliação de aprendizagem;
  • Deve considerar requisitos específicos de alunos, como: conhecimento e habilidades antes de entrar na escola, estratégias de aprendizado, necessidades sociais e emocionais, necessidades nutricionais especiais, ritmo de aprendizado, etc.
  • Deve ter procedimentos determinados para qualquer desacordo entre a instituição e alunos, pais ou outras partes interessadas.
  • Deve promover o bem-estar considerando, inclusive, o bullying e outros fatores psicossociais.
  • Deve controlar as regras para administração de medicamentos à crianças, incluindo a autorização pelos pais ou responsáveis, prescrição médica, manuseio e ter registros obrigatórios quando remédios forem dados às crianças (incluindo dosagem e horário).
  • Deve determinar frequência, método e pessoas adequadas para garantir a limpeza de brinquedos ou materiais pedagógicos, equipamentos e espaços, além de guardar documentação obrigatória sobre essas atividades.
  • Deve garantir a higiene de cada criança e guardar registros das atividades de higiene individualmente.
  • Deve ter controles de entrada e saída de crianças por meio de processo implementado.
  • Deve elaborar planos individuais de acordo com a avaliação das necessidades expectativas da criança e sua família (em conjunto) considerando o grupo de crianças como um todo.

Entre muitos outros requisitos obrigatórios que uma instituição de ensino deverá seguir para ser certificada ISO 21001. Podem perceber que eu foquei bastante em situações de escolas para crianças, mas o mesmo se aplicaria (com algumas exceções) à instituições para adolescentes ou adultos como universidades.

Alguns exemplos, que se aplicam tanto à primários como ensino superior, são: requisitos para comunicação com alunos e pais, clarificação de pré requisitos (incluindo necessidades especiais) antes do início das atividades, a disponibilidade em formato de documento do programa de ensino definido, processos bem definidos para o ensino, estrutura e suporte administrativo, etc.

Deu pra entender o quanto essa certificação é importante né? Então porque você não liga URGENTE pra escola do seu filho ou filha, e pergunta se eles tem a intenção de implementar a ISO 21001? Se eles não souberem o que é (o que é bem possível já que a norma é recente), pede pra falar comigo!

 

Flávio Degani, consultor de empresas, pai da Bella e fanático por gestão da qualidade.

PRIVIUM CONSULTORIA
www.privium.com.br / contato@privium.com.br
(41) 3039-9841 / (41) 99932-5480